Após o anúncio do aumento do Piso Nacional do Magistério, a partir de janeiro, o governo do Estado decidiu reajustar a parcela completiva paga aos servidores do magistério estadual em 6,81%. Com isso, o salário mínimo que um professor do Rio Grande do Sul poderá ganhar com carga horário de 40 horas semanais será R$ 2.455,35. O reajuste não será incorporado ao salário, e sim, pago como uma parcela complementar.
Conforme o governo, 57.786 matrículas com carga de 40 horas semanais são atingidas pela medida, o que representa 35,6% da categoria. A confirmação ocorreu na quarta-feira, após reunião do governador com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. No ano passado, 31.614 profissionais recebiam o valor de complemento.
MAGISTÉRIO
Categoria mais expressiva do serviço público estadual, o magistério reúne 162.350 matrículas (entre professores ativos, inativos e temporários), o que representa uma folha mensal ao redor de R$ 480 milhões. Dois terços dos professores têm remuneração mensal acima do Piso Nacional.